Sócio-Diretor
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

É formado em Engenharia Agrícola pela Unicamp e em Administração de Empresas pela PUC-Campinas, com mestrado em Gestão de Frota de Usinas pela ESALQ/USP.

Ricardo é sócio-diretor da RPA Consultoria, onde responde pelas áreas de Planejamento Estratégico Setorial e Mecanização/Transporte (Logística), é também conselheiro de administração da Monteverde Agroenergética (usina inaugurada em 2009 pertencente à Bunge e à família Wallauer) e coordenador de Relações Públicas do GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-Açúcar). Foi sócio-diretor do Grupo IDEA até 2008, quando houve seu split-up.

Já coordenou diversos estudos sobre as perspectivas da agroindústria canavieira brasileira para os próximos anos para Transpetro - subsidiária da Petrobras -, DuPont, Bayer, FMC, Valtra (AGCO), Glencore, Santal, dentre outras. Ainda coordenou a realização de mais de 40 estudos de viabilidade de implantação de novas usinas no Brasil, bem como a diligence agrícola de 40 usinas e grupos adquiridos nos últimos quatro anos.

Leia mais...

Sócio-Diretor
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Especialista em produção de cana e açúcar orgânicos, Egyno é sócio-diretor da RPA Consultoria, onde responde pelas áreas de Estudo de viabilidade, Planejamento e Gestão.

É formado em Engenharia Agronômica pela Unipinhal e tem mestrado em Produção de Cana pela Unoeste. Especialista em cana-de-açúcar desde 1988, respondeu pela realização e coordenação de mais de 40 estudos de viabilidade de implantação de novas usinas (greenfields) e outras 35 avaliações de usinas existentes para venda (brownfields) no Brasil, Argentina, Moçambique, México, Peru e Colômbia. É consultor em Planejamento, Plano Diretor e Gestão Agrícola em várias empresas e consultor e auditor do Instituto Biodinâmico (IBD). Egyno é reponsável pelos projetos de produção orgânica da Açúcar Guarani, da Usina Nova América, do Grupo Cosan, da DediniAgro, da Usina Itaiquara (Tapiratiba/SP) e de outras culturas como a de eucalipto, na Coala Essências Aromáticas Ltda/Destilaria Meneghetti Ltda (São João do Paraíso/MG), abacaxi, em Floresta do Araguaia/PA e fruticultura, na Maharishi Fundation International (Santa Maria do Tocantins, TO).

Sócia-Diretora Administrativa
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A sócia-diretora da RPA Consultoria é formada em Administração de Empresas pela Faculdade Moura Lacerda de Ribeirão Preto/SP e tem MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV.

Na RPA Consultoria Patrícia responde pela área Administrativo-financeira e assessora os projetos, consultorias e diligences tanto na formatação dos produtos finais (relatórios) como na logística de atuação dos demais membros do time.

É também diretora financeira da revista RPANews, onde atua junto ao departamento Administrativo e Financeiro e participa da criação e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Sócio-Diretor
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O sócio-diretor da RPA é formado em Engenharia Agronômica e mestrado em Mecanização Agrícola pela Esalq/USP, tem MBA em Gestão Empresarial e é especialista em cana-de-açúcar desde 1986, quando começou a atuar no setor sucroenergético.

Afférri iniciou sua carreira como engenheiro agrônomo na Usina Santa Cruz, em Capivari, SP. Posteriormente, foi supervisor de Motomecanização na Usina Santa Adélia (de Jaboticabal/SP), coordenador de Processos Agrícolas da Usina São Martinho, de Pradópolis, SP, gerente Agrícola da Usina Batatais (de Batatais/SP) e, finalmente, diretor Agrícola da Brenco no Pólo de Paranaíba/MS, Costa Rica/MS e Alto Taquari/MT. Pelo IDEA, coordenou dois estudos completos de viabilidade técnico-econômica de greenfields (MS e TO) e quatro avaliações de greenfields em implantação, sendo que pela RPA já auxiliou na avaliação de sete greenfieldsEspecialista em operações agrícolas, já participou da implantação de processos de colheita e plantio de alto desempenho em mais de dez usinas do Centro-Sul, assim como na implantação de sistematização e layout, voltados para o melhor desempenho de recursos mecanizados agrícolas. 

Hoje, participa do Projeto "Cana Pede Água" na elaboração de publicações relativas à prática da irrigação em cana-de-açúcar e desenvolve e implementa Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) dos processos produtivos, tendo já realizado em diversas unidades sucroenergéticas. Também executa auditoria em Qualidade de Processos Mecanizados Agrícolas, com prognóstico de oportunidades para melhoria do desempenho, racionalização dos recursos e redução de custos, tendo sido realizada em várias usinas do Centro-Sul do País. Realizou o planejamento negocial da exploração canavieira e implantação de unidades sucroenergéticas, diagnosticando as melhores alternativas para exploração econômica de propriedades rurais ou regiões agrícolas com foco na maximização da receita, tendo participado de vários estudos no País (GO, TO, BA, MS e MG) e no exterior (Argentina).

 

Diretor de Novos Negócios
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O diretor de Novos Negócios da RPA Consultoria é formado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manuel Carlos Gonçalves e pós-graduado em Gestão de Agronegócios pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Marco Viana já foi supervisor Técnico na Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná – Destilaria Jussara, trabalhou como gerente agrícola na Usina São José da Estiva, ocupou os cargos de gerente agrícola e gerente geral na Virgolino de Oliveira, trabalhou também na Usina Santa Vitoria (Dow Química/Mitsui) onde exerceu o cargo de gerente geral agrícola e no Grupo Albertina/Biofuel Energy, foi diretor de Operações Industriais. 

Com quase 30 anos de experiência no setor sucroenergético, Marco Viana traz em sua bagagem grandes projetos, como: Reestruturação organizacional e montagem de equipe agroindustrial das Unidades: Usina Catanduva, Usina Nossa Senhora Aparecida, Usina São José da Estiva, CIA Albertina, Biofuel Energy e Usina Santa Vitoria; Desenvolvimento de projetos de enquadramento técnico, com manejo varietal e de corte da Usina São José da Estiva, Grupo Virgolino de Oliveira, Energética São José, CIA Albertina, Biofuel Energy e Usina Santa Vitoria; Implantação de plano de florestamento de áreas degradadas das Usinas São José as Estiva e Grupo Virgolino de Oliveira; Plano de Redução de Custos do Grupo Virgolino de Oliveira; Implantação de Plano Diretor Agrícola no Grupo Corona, Biofuel Energy e Usina Santa Vitoria; Projeto de Irrigação de Cana para a Netafim na África do Sul e Austrália; entre muitos outros trabalhos que contribuem para seu vasto conhecimento.

Além da sua atuação na consultoria, é superintendente do GIFC (Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana do Brasil).

Topo